Emagister Eventos

IV Jornadas Internacionais de Jornalismo

  • Fechas:

    Del 04/04/09 al 04/04/09

  • Lugar:

    Praça de 9 de Abril 349, 4200 Paranhos, Porto, Portugal, Oporto, República Portuguesa (mapa)

Descripción ↑ subir

As Jornadas Internacionais de Jornalismo, cuja quarta edição se celebra em 2009, são um património da comunidade lusófona de pesquisadores em Jornalismo, incluindo aqui, em especial, os pesquisadores galegos, brasileiros e portugueses, mas também os pesquisadores dos países irmãos hispânicos, em especial da Espanha. Centenas de pesquisas e reflexões sobre jornalismo têm sido apresentadas durante as Jornadas e nos congressos que as antecederam (congressos luso-brasileiros e luso-galegos de estudos jornalísticos), por convite ou autoproposta, por pesquisadores de diferentes países, abarcando temas como: a teoria do jornalismo; a história do jornalismo; o direito, ética e deontologia do jornalismo; as análises do discurso jornalístico; jornalismo, cultura, sociedade e democracia; produtos jornalísticos e produção jornalística; gestão das empresas jornalísticas; marketing jornalístico; comunicação política e jornalismo; jornalismos especializados; jornalismo público; parajornalismos; assessoria de imprensa, etc.

As Jornadas Internacionais de Jornalismo transcendem, assim, a comunidade educativa da Universidade Fernando Pessoa, onde nasceram e onde têm sido albergadas. Prova disso, às IV Jornadas Internacionais de Jornalismo associaram-se, como parceiros na organização do evento, através dos seus cursos de Comunicação, a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, a Escola Superior de Educação de Coimbra, a Escola Superior de Educação de Leiria e o Instituto Politécnico de Portalegre. Também a Escola Superior de Educação de Viseu, igualmente através do seu curso de Comunicação, embora não sendo parceira formal da organização, é uma instituição que desde sempre se tem associado à iniciativa, razão pela qual tem um estatuto especial.

Em 2006, o tema central das Jornadas foi “O Futuro do Jornalismo”; em 2007, foi “Porquê Estudar (o) Jornalismo?”; e em 2008 foi “Jornalismo e Democracia Representativa”. O tema central das IV Jornadas Internacionais de Jornalismo, a celebrar em 2009, é “Os Jovens e a Renovação do Jornalismo”, pois são muitas as interrogações e inquietações que, neste domínio, se colocam ao jornalismo, aos jornalistas e às entidades que os formam. Por exemplo, que produtos jornalísticos consomem os jovens e por que é que os consomem? Quais as qualidades que um produto jornalístico deve ter para agradar aos jovens? Qual o paradigma que deve presidir à formação superior de jornalistas? Quais os obstáculos que um jovem jornalista recém-formado tem de superar quando ingressa do mercado de trabalho? O debate que certamente será detonado pelas respostas a essas e outras questões certamente contribuirá para solidificar os Estudos Jornalísticos e enriquecer o ensino e a investigação sobre essa extraordinária e importante actividade, representativa do que mais nobre é capaz o génio humano − o Jornalismo.

As IV Jornadas Internacionais de Jornalismo assumem-se, assim, como um espaço privilegiado para se apresentarem e discutirem ideias e resultados de pesquisas no campo dos Estudos Jornalísticos, para se lançarem as bases de projectos comuns e para os estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo tomarem contacto com a pesquisa avançada neste campo, podendo mesmo apresentar trabalhos resultantes da sua investigação, a título individual ou em conjunto com os seus professores.

Espera-se, também, a adesão de jornalistas, para que a sua experiência como protagonistas do processo jornalístico enriqueça as Jornadas e permita uma interacção rica entre eles, os estudantes que aspiram a tornarem-se jornalistas e os investigadores que se dedicam a estudar o Jornalismo.

Os organizadores consideram que a especificidade do Jornalismo, como actividade que procura descrever a realidade com determinados métodos e técnicas e que gera um tipo particular de conhecimento sobre ela, implica que o Jornalismo e os Estudos Jornalísticos não sejam descaracterizados no seio das Ciências da Comunicação, sendo essa a principal razão pela qual têm insistido na organização de eventos internacionais devotados especificamente aos Estudos Jornalísticos, de que as IV Jornadas Internacionais de Jornalismo são exemplo.

Más información en la web de las IV Jornadas Internacionais de Jornalismo.

Lugar ↑ subir